Um desafio, uma solução: Evite que a escassez de talentos coloque sua empresa em risco

postado em: Cibersegurança 0

De acordo com o recente Relatório Global de Habilidade em Segurança Cibernética 2023 da Fortinet, a demanda atualmente não atendida de pessoal em segurança cibernética é estimada em mais de 3 milhões de empregos em todo o mundo. O relatório também constatou que o número de empresas que sofreram cinco ou mais violações aumentou 53% de 2021 a 2022.

Um desafio, uma solução: Evite que a escassez de talentos coloque sua empresa em risco

A falta de profissionais de segurança cibernética na área hoje apresenta desafios maiores do que apenas preencher vagas de emprego. Ela também representa riscos cibernéticos adicionais para suas organizações (68% dos líderes concordam que a escassez de habilidades em segurança cibernética cria riscos cibernéticos adicionais para sua organização)

Os desafios cibernéticos se intensificaram globalmente em 2022 em todos os setores desde o crescimento exponencial de novas variantes de ransomware até o aumento de Malware-as-a-Service (MaaS) – 81% dos ataques cibernéticos ocorreram na forma de phishing, senha e ataques de malware.

Como minimizar o impacto da escassez de talentos?

Os números não mentem e é fácil se deixar levar pelas más notícias. O que as empresas realmente precisam são soluções capazes de ajudá-las a enfrentar este desafio.

Acompanhar o crescimento desenfreado das ameaças juntamente com a deficiência de habilidades e a extensão do perímetro não é nada fácil, por isso, ser menos dependente do trabalho manual pode ser a chave para o setor de segurança cibernética.

A utilização de ferramentas de segurança integradas de IA mais do que compensa a escassez de talentos. A equipe interna de TI e os profissionais de segurança passam muito tempo hoje ocupados com tarefas tediosas e repetitivas que podem ser facilmente executadas por ferramentas automatizadas. A automação de tarefas permite que eles se concentrem no aprimoramento de habilidades, no treinamento em segurança cibernética dediquem mais tempo e esforço à tarefa de proteger a rede, aliviando a sobrecarga dos times.

As organizações podem implementar e manter seu próprio sistema de segurança de IA, mas isso é custoso. Por isso, muitas empresas podem pagar o acesso a eles por meio de um provedor terceirizado. Muitas organizações estão recorrendo ao MDR (detecção e resposta gerenciadas), SOCaaS (SOC como serviço) ou uma plataforma SOC como soluções para aumentar seus conjuntos de ferramentas de segurança e preencher lacunas críticas de pessoal de segurança.

Tela do Smart SOC da Viva Security

Enquanto MDRs monitoram eventos de segurança usando IA e dados agregados em tempo real, um SOC oferece maior versatilidade e personalização, permitindo a integração com a pilha de segurança existente de uma empresa com mais facilidade. Com um SOC Online você obtém o benefício de uma equipe remota dedicada de profissionais de segurança altamente experientes em detecção e correção de ameaças. Essas equipes também sabem como aproveitar totalmente seus próprios conjuntos de ferramentas para maximizar sua eficácia.

Por mais desafiadora crítica que seja a escassez atual de talentos em segurança cibernética, não há garantia de que vai melhorar e você não pode se dar ao luxo de esperar se isso acontecer.

Veja como nossa solução inteligente fecha essas lacunas críticas internas, para que o acesso ao talento de segurança seja garantido, mesmo em momentos em que parece que a segurança é tão difícil de obter.

Seguir Team VIVA:
Especialistas em Cibersegurança e Privacidade de Dados, Pentest, SOC, Firewall, Segurança de API e LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *