Existe equilíbrio entre inovação nos negócios e cibersegurança?

postado em: Cibersegurança 0

São as APIs (Application Programming Interface) ou em português (Interface de Programação de Aplicação), que permitem a todas as empresas inovarem, fornecer serviços e produtos voltados ao cliente e se conectar a um ecossistema de parceiros. Sem APIs, seria impossível para as empresas evoluírem para atender as mudanças nas expectativas dos consumidores e inovar para se manterem competitivas em um mundo cada vez mais digital.

O relatório State of API Security 2023 da Salt Labs, mostra que 59% das organizações infelizmente tiveram atrasos na implantação de aplicativos devido a problemas de segurança identificados nas APIs. Sendo um pesadelo não só para área de segurança mas principalmente para área comercial, que precisa ser cada vez mais competitiva no avanço digital.

Segurança de API é fator essencial na inovação nos negócios

E os problemas de implementação de aplicativos inevitavelmente causam interrupções nos negócios, o que gera alarmes em todos os níveis. E com as violações de segurança da API se tornando tão interessantes para os cibercriminosos, não é surpresa que 48% dos entrevistados dizem que a segurança das APIs passa a ser uma discussão do alto escalão nas mais diversas corporações e nos seus mais diversos segmentos. Sendo assim, a tônica dessas discussões possuem como preocupações a exposição da marca, o roubo de dados pessoais (violando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados), aquisição de contas e extração automatizada de conteúdo, entre outras violações.

Apesar de todos os desafios das APIs, as práticas de segurança ainda estão amadurecendo. Os entrevistados da pesquisa dependem amplamente de abordagens tradicionais de segurança das APIs, como WAFs, Gateways de API e análise de arquivos de log, mas apenas 23% consideram esses métodos muito eficazes. Portanto, não é surpreendente que apenas 12% dos entrevistados acreditem que seus programas de segurança de APIs são avançados, enquanto 30% dizem que são inexistentes ou estão em planejamento.

Nesse sentido, você concorda que existe um grande impasse em proteger e seguir inovando? Você que vivencia esse cenário acredita que é possível encontrar o equilíbrio entre segurança e inovação nos negócios?

Para o bem da cibersegurança, a Viva Security, junto com o nosso parceiro Salt Security, dizemos que SIM! É possível! E a seguir damos os possíveis caminho das pedras 😉

Proteja suas APIs e tenha vantagem competitiva nos negócios

segurança de api
segurança de api

Em primeiro lugar, temos que assumir que as ferramentas tradicionais, baseadas em assinaturas, como WAFs e API Gateways não são suficientes para acompanhar o tráfego intenso e crescente das  APIs.

De acordo com o Gartner, até 2025, menos de 50% das APIs corporativas serão gerenciadas, pois o crescimento explosivo das APIs supera os recursos das ferramentas de gerenciamento de APIs.

A chave para a virada de mesa é ter recursos de segurança adicionais com foco em Análise Comportamental, capaz de construir uma base de comportamentos de APIs e detectar qualquer desvio nesses comportamentos e padrões estabelecidos.

Isso traz visibilidade automática de todo o tráfego das APIs, análise contínua no tempo de execução e insights de correção para o time de DevOps, gerando segurança proativa. E isso só possível através de uma combinação de Big Data, Machine Learning e IA (Inteligência Artificial),  que no final do dia lhe ajudam a obter agilidade na entrega das demandas comerciais e a tranquilidade de estar mitigando os riscos através de uma estratégia sólida no combate aos ataques contra as APIs.

Veja a segurança de API funcionando na prática

Para ter mais clareza de como a VIVA Security pode ajudar na segurança de suas APIs, é possível solicitar uma demonstração totalmente gratuita de nossa solução. Basta clicar no botão abaixo e fazer seu agendamento!

Seguir Team VIVA:
Especialistas em Cibersegurança e Privacidade de Dados, Pentest, SOC, Firewall, Segurança de API e LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *