Fadiga de alerta: ameaça silenciosa à segurança das empresas

postado em: Cibersegurança 0

As violações de dados continuam a atormentar as organizações em todo o mundo. Mas um dos grandes riscos está, na verdade, na fadiga de alertas.

Fadiga de alerta: ameaça silenciosa à segurança das empresas
Fadiga de alerta: ameaça silenciosa à segurança das empresas

Com números esmagadores, a sobrecarga de informações pode fazer com que as equipes de segurança se sintam esgotadas.

Apesar das boas intenções dos alertas de segurança, um estudo recente constatou que 68% dos profissionais de segurança admitiram reduzir o volume de alertas específicos, enquanto 49% desativaram alertas de alto volume.

Quando esses protocolos de segurança são afrouxados, a possibilidade de comprometimento aumenta e as consequências podem ser desastrosas.

Fadiga de Alertas e Fragmentação de Ferramentas.

Uma das razões pelas quais as organizações têm tantos alertas é porque eles são gerados por diversas ferramentas, muitas vezes de diferentes fornecedores e sem uma estratégia abrangente ou integrada.

No Relatório de Segurança na Nuvem de 2023 da Check Point Software, 17% das empresas que utilizam de uma a três ferramentas de segurança, sentiram-se sobrecarregados com alertas, e essa porcentagem aumenta para 40% para aquelas que usam de quatro a seis ferramentas de segurança.

Mais ferramentas se traduzem em mais painéis para navegar e em mais políticas para gerenciar. A fragmentação também resulta na sobreposição de funcionalidades, no aumento da complexidade e em lacunas na postura de segurança da organização. No final, a alta administração se pergunta por que não está obtendo o ROI desejado em seus investimentos em segurança cibernética. 

Importância da automação de processos: como o SOC pode ajudar?

Smart SOC

As empresas grandes e pequenas investem muito tempo e recursos para diversos fins de segurança e, muitas vezes, esses processos tendem a criar redundância.

Como a IBM observa em seu relatório Custo de uma violação de dados de 2021, leva-se aproximadamente 212 dias para identificar uma violação e outros 75 dias para contê-la.

Com o objetivo de simplificar o cenário de segurança, reduzir lacunas e diminuir a complexidade de administrar milhares de informações, muitas organizações estão buscando a consolidação de fornecedores de segurança.

Muitas empresas não têm os recursos para formular uma iniciativa eficaz de inteligência contra ameaças, enquanto outras sentem a incerteza do significado de todos esses alertas. Uma solução viável para este desafio é um Centro de Operações de Segurança (SOC). Um bom SOC apoiado por IA pode ajudá-lo a evitar redundância, atuar como linha de defesa necessária e fornecer dados fáceis de entender sobre possíveis ameaças.

Com o objetivo de oferecer segurança cibernética de alto nível a empresas de todos os tamanhos para garantir respostas rápidas e eficientes às ameaças cibernéticas e à sua mitigação, criamos o SMART SOC.

Combinando automação inteligente e profissionais de segurança altamente experientes fornecemos uma solução MDR que alivia o fardo da fadiga de alertas em sistemas de segurança e não segurança, como logs de eventos do Windows e Microsoft 365. Os recursos avançados do SMART SOC incluem inteligência de ameaças e caça a ameaças, investigação forense, e resposta a incidentes, fornecendo uma solução abrangente de detecção e resposta.  

Clique no botão abaixo para saber mais.

Seguir Team VIVA:
Especialistas em Cibersegurança e Privacidade de Dados, Pentest, SOC, Firewall, Segurança de API e LGPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *