O princípio da validação de segurança foi estabelecido pela Cymulate para ajudar as organizações a aumentar a sua resiliência cibernética e melhorar a sua postura de segurança cibernética contra as ameaças sofisticadas de hoje.
A Validação de Segurança é um princípio fundamental em segurança cibernética que visa garantir que os sistemas, aplicações e processos sejam seguros e funcionem conforme pretendido.
Ao aderir ao princípio da validação de segurança, as organizações podem identificar pontos fracos na sua postura de segurança, resolver vulnerabilidades em todo o seu património de TI e melhorar a resiliência geral contra ameaças cibernéticas.
De acordo com o princípio da validação de segurança, existem vários elementos essenciais que estão envolvidos na adesão ao princípio. Esses itens essenciais incluem:
- Validação de controles de segurança: Confirmação de que os controles de segurança, como gateways de e-mail, gateways web e firewalls, segurança de endpoint e nuvem, controles de acesso, etc., estão efetivamente implementados e funcionam conforme o esperado.
- Validação de ameaças: testes ativos para as ameaças persistentes, emergentes e imediatas mais recentes descobertas pela comunidade de inteligência de ameaças e validadas diariamente.
- Validação da Resposta Operacional: Avaliação da equipe de operações de segurança para responder a alertas e se recuperar de incidentes de segurança. Isso inclui a execução de simulações e exercícios de equipe roxa para avaliar a eficácia das operações de segurança e dos planos de resposta a incidentes.
- Simulação e modelagem de ataques: as organizações podem simular e implementar vários cenários de violação e ataque em um ambiente seguro e controlado, com a abordagem do invasor aplicando as mais recentes táticas e técnicas de ameaças que prepararão melhor suas defesas para impedir tais ataques.
- Verificação de conformidade: Garantir que as medidas de segurança cumpram os padrões, regulamentos e práticas recomendadas relevantes do setor. A validação de conformidade geralmente envolve auditorias e avaliações de acordo com padrões como ISO 27001, NIST, PCI DSS, LGPD, etc.
- Melhoria Contínua: A validação da segurança não é um evento único, mas um processo de melhoria contínua que começa comparando o nível de risco de uma organização com os pares do seu setor. A validação de segurança mede o desempenho de controles, ameaças e respostas ao longo do tempo com avaliações frequentes que ajudam a garantir que as medidas de segurança permaneçam eficazes contra ameaças e mudanças em evolução no ambiente de TI e que essas medidas não mudem ao longo do tempo.
Melhores práticas de validação de segurança
Essas práticas recomendadas foram estabelecidas na plataforma Cymulate com base em anos de experiência do Red Team, do Blue Team e do Purple Team, testando e validando operações e tecnologias de segurança, informadas pelas mais recentes informações sobre ameaças do Grupo de Pesquisa de Ameaças Cymulate.
As melhores práticas do Cymulate fornecem avaliações abrangentes para validar controles de segurança, ameaças imediatas e persistentes e resposta de operações de segurança, para ajudar as equipes de segurança a melhorar sua postura defensiva contra os ataques cibernéticos mais recentes.
Validação de controles
- Gateways de e-mail
- Gateways da Web
- Firewalls de aplicativos da web
- Segurança de terminais
- Segurança na nuvem
- Exfiltração de dados
- Observabilidade SIEM
Validação de ameaças
- Movimento lateral
- Ameaças Imediatas
- Ataques em Full Kill Chain
Validação de Respostas
- Exercícios de SOC
- Exercícios de Red Team
Ao implementar essas práticas recomendadas em seu programa cibernético, você criará confiança (com métricas e evidências) de que seu ambiente de TI é seguro e que seus controles e práticas podem resistir aos ataques mais recentes de agentes de ameaças sofisticados.
Se quiser ver essas práticas recomendadas em ação, você pode agendar uma demonstração de nossa solução de segurança e validação de exposição.
Deixe um comentário