O termo Dark Data (ou dados escuros) é o nome dado a todos aqueles dados não utilizados, desconhecidos e inexplorados em uma organização.
Eles são gerados como resultado das interações diárias dos usuários on-line com inúmeros dispositivos e sistemas, desde dados de máquina a arquivos de log do servidor e dados não estruturados vindos de mídias sociais.
Muitas empresas acabam considerando esses dados muito antigos e sem valor, por terem um formato que não pode ser acessado com as ferramentas disponíveis, ou nem sabem da sua existência.
A grande verdade é que os Dark Data podem ser um dos maiores recursos inexplorados de uma organização. Os dados são cada vez mais um importante ativo organizacional, e as organizações competitivas precisam aproveitar todo o seu valor. Regulamentações de dados mais rigorosas podem exigir o gerenciamento completo dos dados de uma organização.
Nesse artigo você vai aprender melhor sobre o que de fato o que é Dark Data, como eles estão impactando a sua empresa, e principalmente: como você pode pesquisar, acessar e analisar para criar uma estratégia abrangente para se preparar para um novo futuro de dados.
O que é Dark Data e qual a sua porcentagem?
No mundo todo, cerca de 55% dos dados de uma organização são considerados ‘escuros’ – que seriam dados desconhecidos, não descobertos, não quantificados, subutilizados ou completamente inexplorados.
O relatório recente do State of Dark Data da TRUE Global Research apontou que um terço dos entrevistados estimou que mais de 75% dos dados de sua empresa são ‘escuros’, enquanto apenas 11% relataram que menos de um quarto de seus dados é escuro.
Os riscos do dark data
Existem três maneiras principais pelas quais os dark data representam riscos para os negócios:
- Maior superfície de ataque – Quanto mais dados você armazenar, mais deverá proteger – localmente e na nuvem – e maior será o risco potencial de ocorrer uma violação. Esse é especialmente o caso dos dark data não categorizados ou, pior ainda, completamente inexplicáveis e talvez nem protegidos. Você pode não achar que exista algo “importante” contido nesses arquivos digitais antigos e empoeirados, mas um hacker bisbilhotando os cantos esquecidos da sua rede pode descobrir informações de identificação pessoal importantes, informações de pagamento de clientes ou informações comerciais confidenciais.
- Potenciais violações de conformidade – Se seus dark data contiverem, por exemplo, um documento do Word com informações médicas dos funcionários ou um arquivo do Excel com informações de pagamento do cliente, sua organização poderá estar violando regulamentos da LGPD. Infelizmente, muitas empresas não sabem que esses dados estão em suas redes e falham em protegê-los. No caso de uma violação, os invasores se concentram nesse conteúdo e os reguladores exigem respostas. Independentemente do setor em que você esteja, auditores ou equipe de conformidade inevitavelmente aparecerão para garantir que você esteja tomando as medidas de segurança apropriadas. Não espere até que esse dia chegue para tomar uma ação. Em vez disso, converse com as pessoas certas e conte com as ferramentas certas para eliminar pontos cegos e criar uma postura que defenda adequadamente todos os seus dados.
- Perda de inteligência de mercado – Sua organização também pode estar perdendo algumas grandes oportunidades, permitindo que dark data se acumule constantemente em seu banco de dados. Juntamente com informações extremamente confidenciais que podem ser potencialmente prejudiciais no caso de uma violação, provavelmente haverá muito potencial inexplorado dentro dessa massa de informações. Assim como acontece com o acumulador e sua superabundância de coisas inúteis, é difícil para sua empresa encontrar informações que possam ser realmente valiosas em meio a uma enorme massa de dados legados não estruturados.
O que é análise de Dark Data?
A análise de Dark Data é qualquer software ou solução que permite que as organizações localizem, identifiquem e explorem melhor dados anteriormente desconhecidos para a tomada de decisões críticas de negócios.
De acordo com o relatório State of Dark Data, os entrevistados consideraram a análise como a solução líder que poderia lidar adequadamente com os crescentes desafios de dark data, permitindo que uma faixa maior de funcionários menos técnicos entendesse as necessidades de sua organização. Especificamente, uma solução de análise de dados escuros fornecerá uma compreensão mais abrangente, perspicaz e precisa dos dados dos usuários e fornecerá a eles uma visão geral de seu ambiente.
Como Dark Data está relacionado à análise de dados?
A tendência é que a análise de dados escuros seja alimentada por Inteligência Artificial, simplesmente porque a IA tem a capacidade de processar enormes quantidades de dados diversos em uma velocidade muito alta, e com grandes quantidades de informações, incluindo dark data. Ela pode produzir insights de negócios mais profundos, sutis e precisos.
E mesmo a IA atual não superando o pensamento e a criatividade humana, ela pode processar dados em uma escala e velocidade que os humanos não conseguem. Por isso, não é suposição prever que a IA e os dados obscuros estarão ainda mais envolvidos.
Descoberta de Dark Data
Como o dark data implica na análise de dados?
Existem várias maneiras de se fazer uma descoberta de dark data. As organizações podem contratar uma consultoria para avaliar seu ambiente e vasculhar completamente os dados ocultos e ignorados, ou avaliar a totalidade do seu ambiente, para melhorar a visibilidade e a eficiência e eficácia do gerenciamento de dados.
Isso ajuda as empresas a identificarem violações de conformidade e encontrar falhas de segurança, vulnerabilidades e atividades maliciosas que possam comprometer os dados de uma organização.
Quais tipos de pesquisa de dark data estão disponíveis?
A pesquisa concreta de dados obscuros ainda está surgindo. O Gartner, a maior empresa de análise global que cunhou o termo “dark data”, abordou como as empresas podem começar a gerenciar “acumulação de dados” e outros tópicos relacionados.
A pesquisa conduzida pela TRUE Global Intelligence pesquisou mais de 1300 gerentes de negócios e líderes de TI em todo o mundo sobre como suas organizações coletam, gerenciam e usam dados. Além dos itens mencionados acima, outras descobertas significativas incluem:
- 76% dos entrevistados disseram que “a organização que tiver mais dados vencerá”.
- 60% disseram que mais da metade dos dados de suas organizações são escuros, e um terço dos entrevistados disse que mais de 75% de seus dados são escuros.
- Os principais obstáculos para a recuperação de dados obscuros são: o volume de dados, seguido pela falta de conjuntos de habilidades e recursos necessários, de acordo com líderes empresariais.
- Mais da metade (56%) admite que “orientação a dados” nunca foi realmente implementada em sua organização.
O relatório também traz à tona a inquietação com o aumento da inteligência artificial e os desafios de funções de trabalho cada vez mais orientadas para dados.
Quais são as tendências em dark data?
Uma grande tendência em dark data é uma maior consciência da importância de gerenciar efetivamente todos os dados de uma organização. Embora saibamos que os dados são o combustível que impulsiona o sucesso futuro, a maioria das organizações não está preparada para enfrentar os desafios associados, limitados por uma lacuna de habilidades e complacência. As tendências significativas de dados escuros incluem:
Os dados são o futuro dos negócios: mais de dois terços das organizações (71%) esperam que os dados se tornem mais valiosos nos próximos 10 anos, enquanto que quase todas esperam que os dados se tornem mais influentes em suas tomadas de decisão.
Dentre as habilidades de dados, serão essenciais para empregos futuros: as habilidades de dados continuarão a se tornar mais importantes para os profissionais atuando em todas as funções de uma empresa, não apenas para TI. Além disso, tornar-se um líder sênior em qualquer organização quase certamente exigirá ser alfabetizado em dados.
Mas apesar da crescente importância dos dados, as empresas reconhecem que suas organizações carecem dos recursos, ferramentas e habilidades necessários para tornar a abundância de dados acionáveis ou tirar proveito de seus benefícios. É por isso que a Vantix oferecer para o mercado o SECURITI, uma das melhores ferramentas de privacidade de dados que ajuda a descobrir o dark data.
As empresas têm um desfalque muito grande de habilidades de dados escuros: muitos funcionários estão relutantes em aprender novas habilidades, com 69% dizendo que estão satisfeitos em continuar fazendo o que estão fazendo, mesmo que isso signifique não serem promovidos.
O futuro será orientado por dados
Os dados estão conduzindo tudo, e isto é um fato – desde o desenvolvimento de produtos e cadeia de suprimentos até a experiência do cliente e a estratégia geral de negócios – isso se dá em um grau sem precedentes.
E é por isso que você precisa investir em uma solução que acompanhe esse processo. A Vantix oferece a solução completa para quem deseja gerenciar dados em ambientes multicloud, SaaS e híbridos de forma automática por meio de inteligência artificial.
Para entender melhor como fazer a descoberta de dark data na sua empresa e como usar essa informação para melhorar seus negócios, faça o download gratuito de nosso ebook clicando na imagem abaixo!
Deixe um comentário