Os incidentes de segurança agora são endêmicos no mundo dos negócios. Infelizmente, sem as ferramentas e processos corretos, é apenas uma questão de tempo até que sua empresa sucumba a um ataque cibernético.
Prevê-se que os danos globais do crime cibernético atinjam US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025. No entanto, as estimativas também sugerem que existem atualmente pelo menos 3,5 milhões de funções de equipe de segurança cibernética não cumpridas e, como as empresas enfrentam a falta de ajuda qualificada, ferramentas automatizadas precisam preencher a lacuna para ajudar equipes existentes com defesa de rede, processamento de patches, atuando na inteligência de ameaças e gerenciando as possíveis consequências de um incidente de segurança.
É preciso um único ponto cego para colocar em risco toda uma operação de negócios. A menos que você possa observar adequadamente o tráfego de rede, solicitações de acesso, endpoints, comportamento do usuário e dispositivos conectados e esteja ciente do que está acontecendo em seu ambiente corporativo, as equipes de TI terão dificuldades para estabelecer defesas de segurança cibernética adequadas.
Investir apenas em ferramentas de segurança cibernética não é suficiente. Sabemos que existem razões consistentes para que as empresas de hoje sejam vítimas de ataques cibernéticos – e a visibilidade da rede é uma fraqueza crítica que a empresa precisa resolver.
Para encontrar os tópicos comuns que conectam as empresas que sofreram uma violação de segurança recente, a CYREBRO , parceira da VIVA Security na plataforma de SOC, analisou 50 relatórios de resposta a incidentes para correlações.
A pesquisa foi deliberadamente diversificada, mas descobriu-se que as empresas enfrentaram os mesmos problemas.
As empresas devem adotar a mentalidade de “quando” elas sofrerão uma violação, em vez de “se” eles ocorrerão.
A visibilidade da rede é um reconhecimento dos componentes e dados em uma rede corporativa. Portanto, a visibilidade da rede pode se referir às várias ferramentas que as organizações usam para aumentar a conscientização sobre seus dados e outros conteúdos da rede. Em muitos dos casos as redes tinham visibilidade zero ou nenhuma sobre terminais, servidores, dispositivos de rede e ativos corporativos críticos.
Depois que um invasor obtém acesso inicial a uma rede corporativa, ele fica livre para realizar atividades maliciosas, incluindo roubo de dados, sequestro de contas, implantação de ransomware ou até mesmo destruição de ativos por atacado.
Se não houver visibilidade de rede ou solução de proteção de endpoint centralizada, os invasores cibernéticos de hoje são mais propensos a se moverem sem serem detectados e lateralmente por uma rede. O malware pode ser propagado, desmarcado, até que seja tarde demais.
Essas fraquezas também são exploradas para realizar ataques à cadeia de suprimentos. A SolarWinds e a Kaseya são exemplos notáveis, nos quais os cibercriminosos conseguiram se infiltrar na rede de uma organização sem serem detectados e fornecer malware aos clientes de um fornecedor, expandindo assim a superfície de ataque.
Como é nítido na análise, apenas investir em defesas de segurança cibernética e torcer para não ser atacado não manterá sua empresa segura. Concentrar-se nos fundamentos e nas áreas críticas pode mitigar o risco de exposição a ataques cibernéticos – um ROI que vale a pena para qualquer negócio.
No entanto, os invasores estão se adaptando muito rapidamente e aprendendo a enganar as soluções pontuais. Isso leva ao aumento do MTTD e do MTTR, pois o histórico do ataque não é claro quando os alertas indicam que um comportamento suspeito está ocorrendo na rede, custando muito às empresas em recuperação e tempo de inatividade.
A capacidade de conectar todos os sistemas e ferramentas de segurança de sua empresa em um único comando central fornecerá um nível incomparável de visibilidade, contexto e clareza sobre eventos em sua rede. A plataforma SOC da VIVA Security integra as ferramentas que você está usando atualmente, bem como as que você decidir usar no futuro, e monitora toda a sua infraestrutura, criando correlações entre eventos aparentemente díspares para criar uma história completa de ataque e aumentar a visibilidade da rede.
A recuperação de um ataque com visibilidade limitada é difícil e leva tempo, mas ao adotar a plataforma SOC da VIVA Security, as organizações podem mitigar o custo potencial e o tempo de inatividade dos incidentes de segurança e evitar a ocorrência de futuros incidentes.
Descubra as 3 etapas essenciais para corrigir vulnerabilidades e proteger seus sistemas com eficiência e…
Descubra como se recuperar de um ataque de ransomware, com dicas práticas de cibersegurança e…
Trojan é um dos malwares mais aplicados por hackers na internet, por isso é fundamental…
Aprenda como o gerenciamento de vulnerabilidades e a Vicarius podem ajudar sua empresa a se…
Descubra como a segurança ofensiva evolui do pentest anual para validação contínua, garantindo proteção ativa…
Proteja-se com as melhores alternativas ao Kaspersky. Descubra opções confiáveis de segurança de endpoint e…