Cibersegurança

Entenda por que ter uma pilha de soluções de segurança não é suficiente

As empresas precisam gerenciar uma superfície de ataques crescentes devido a seus ambientes tecnológicos se tornarem cada vez mais complexos e dispersos, tanto no local quanto na nuvem. Ambiente este que muitas vezes apresenta mais de 45 soluções de segurança de 13 fornecedores diferentes e com seus respectivos conjuntos de configurações, segundo o Relatório de organização resiliente cibernética da IBM.

Esse cenário complexo pressiona o dia a dia dos profissionais de segurança da informação, que precisam proteger constantemente sua organização contra uma ampla variedade de ameaças e responder às demandas:

  • Estamos protegidos?
  • As soluções que temos hoje estão funcionando bem, existem lacunas?
  • Temos muitas ferramentas ou poucas?
  • A minha pilha de ferramentas será eficaz ao longo do tempo à medida que os negócios crescem e o cenário de ameaças muda?

Na tentativa de gerenciar os riscos, e mapear os desvios de segurança as organizações recorrem aos conhecidos pentest ou penetration test, realizados periodicamente, e o resultado desta estratégia é confiar na postura de segurança suposta no momento da validação e assumir que ela é estável até a próxima estação de validação. Mas apenas supor e confiar que se está pronto para um possível ataque não é o melhor caminho para o combate ao novo cenário de ameaças cibernéticas que está em constante evolução.

O risco de passar de uma postura de segurança segura para uma vulnerável é grande, e só pode ser evitado por meio de validação de segurança contínua, e recalibração de controles de segurança com base em dados concretos, sem suposições.

A estratégia de validação de segurança contínua vai testar todas as soluções a todo momento, compilar, organizar e analisar os dados provenientes de várias fontes e traduzi-los em insights informativos e decisões acionáveis, resultante em visibilidade da pilha de segurança cibernética, sanando dúvidas, mostrando a eficácia real de cada solução empregada e aumentando a sua resiliência cibernética.

E para obter êxito na validação de segurança contínua, a VIVA Security acredita na simplificação das informações, gerando visibilidade do ambiente em poucos minutos, permitindo que as empresas testem e otimizem continuamente a eficácia de seus controles de segurança em função da evolução das ameaças e mudança na superfície de ataque.

Quer saber mais sobre validação de segurança? Confira nosso post sobre simulação de violação e ataque clicando no botão abaixo:

Team VIVA

Especialistas em Cibersegurança e Privacidade de Dados, Pentest, SOC, Firewall, Segurança de API e LGPD.

Recent Posts

Três etapas importantes para o seu processo de correção de vulnerabilidades

Descubra as 3 etapas essenciais para corrigir vulnerabilidades e proteger seus sistemas com eficiência e…

4 dias ago

Como se recuperar de um ataque de ransomware e proteger sua empresa no futuro

Descubra como se recuperar de um ataque de ransomware, com dicas práticas de cibersegurança e…

2 semanas ago

Trojan: O que é, tipos, danos e solução

Trojan é um dos malwares mais aplicados por hackers na internet, por isso é fundamental…

2 semanas ago

A ascensão do Gerenciamento de Vulnerabilidades

Aprenda como o gerenciamento de vulnerabilidades e a Vicarius podem ajudar sua empresa a se…

3 semanas ago

Segurança ofensiva: mudando de pentests anuais para validação de controle contínuo

Descubra como a segurança ofensiva evolui do pentest anual para validação contínua, garantindo proteção ativa…

3 semanas ago

Como substituir o Kaspersky: melhor opção para proteção de endpoints

Proteja-se com as melhores alternativas ao Kaspersky. Descubra opções confiáveis de segurança de endpoint e…

3 semanas ago