Cibersegurança

Conheça os dados sobre ransomware no Brasil

O Brasil, com sua crescente presença digital na economia mundial, enfrenta desafios significativos no mundo cibernético. Entre esses desafios, um dos mais prementes é a ameaça persistente do ransomware.

Conheça os dados sobre ransomware no Brasil

Neste post, exploraremos os principais dados e estatísticas relacionados ao ransomware no Brasil. Desde o aumento alarmante de ataques até as consequências para empresas e indivíduos, analisaremos o panorama atual dessa ameaça virtual no país.

Continue lendo para descobrir como o ransomware está impactando o cenário de segurança cibernética no Brasil e quais medidas podem ser tomadas para se proteger contra essa ameaça em constante evolução.

Dados sobre ransomware no Brasil

Separamos os principais dados sobre ransomware no Brasil de diversas fontes, para que você possa entender o delicado cenário de ameaças em constante evolução. Confira a seguir.

  • 91% das empresas brasileiras pagam resgate quando são atacadas por ransomware. E 29% pagaram mais de uma vez.
  • Das organizações afetadas no país, 92% tinham uma apólice de seguro cibernético
  • 93% das seguradoras estavam dispostas a pagar o cibercriminoso para descriptografar arquivos comprometidos.
  • Sete em cada 10 organizações recuperaram o acesso aos seus dados após o pagamento de resgate
  • 58% das empresas locais sofreram uma tentativa de ataque de ransomware no ano de 2022, com quase metade (46%) sendo bem-sucedido.
  • O Brasil é o 4º maior alvo de ransomware no mundo

Fonte: Security Report

  • O relatório anual “The State of Ransomware 2023”, constatou que criminosos tiveram sucesso ao criptografar dados em 73% no Brasil
  • De acordo com a pesquisa, quando as empresas pagaram resgate para descriptografar dados, acabaram quase dobrando os custos, chegando a US$ 750 mil em investimentos para tê-los de volta, versus os US$ 375 mil gastos por companhias que usaram backups para recuperar os arquivos.
  • O pagamento do ransomware não apenas enriquece os criminosos, mas também retarda a resposta a incidentes e aumenta os gastos de uma situação que já é muito cara
  • No Brasil, 68% das organizações foram atingidas em 2022 através de ransomware, um aumento considerável (quase 24%) em relação aos 55% relatados no levantamento do ano anterior. Esse dado representa um aumento de 13 pontos percentuais quando comparado à mesma taxa no ano passado, mas está apenas 2 pontos percentuais acima da média mundial mais recente (66%).
  • Ao analisar as principais causas dos ataques de ransomware, a mais comum foi a exploração de uma vulnerabilidade específica em 48% dos casos brasileiros, seguida por credenciais comprometidas (19% dos casos no Brasil). Tal análise foi desenvolvida de acordo com as descobertas recentes do Active Adversary Report 2023, estudo de respostas a incidentes da Sophos para líderes empresariais.
  • Em 30% dos casos globais (32% no Brasil), os dados que foram criptografados também foram roubados, o que sugere que esse método “double dip” (criptografia e extração de dados) está se tornando comum
  • O setor de educação relatou o nível mais alto de incidentes de ransomware na análise geral, com 79% das organizações de ensino superior e 80% das instituições de ensino fundamental entrevistadas relatando que foram vítimas de ataque
  • 85% das companhias brasileiras do setor privado atingidas por ransomware afirmaram que o ataque causou uma perda de negócios/receita

Fonte: IP News

Resiliência é a chave contra o ransomware

A resiliência cibernética é a melhor forma de evitar e combater o ransomware na sua empresa. E é aí que entra o Halcyon, a plataforma anti-ransomware da VIVA Security.

O Halcyon foi desenvolvido com o objetivo primário de reduzir o impacto do ransomware nos negócios e a mitigação de ameaças em segundo lugar. Nossa experiência nos ensina que as ameaças estão sempre evoluindo e, embora devamos evoluir e nos adaptar continuamente a elas, mitigar o impacto nos negócios é a primeira prioridade.

Garantir que a empresa possa continuar funcionando é o primeiro objetivo do programa de segurança cibernética e reduzir o impacto comercial de um ataque de ransomware é a principal função da plataforma Halcyon.

Datasheet: Halcyon vs. EPP/EDR

Neste documento você terá uma visão abrangente dos recursos do Halcyon e como ele complementa EPPs e EDRs, tornando-se um enorme aliado no combate e prevenção ao ransomware e outras ameaças cibernéticas. Baixe gratuitamente!

Team VIVA

Especialistas em Cibersegurança e Privacidade de Dados, Pentest, SOC, Firewall, Segurança de API e LGPD.

Recent Posts

VIVA Security confirma presença no Mind The Sec 2025 com foco em Gestão de Vulnerabilidades

VIVA no Mind The Sec 2025: gestão de vulnerabilidades ágil e eficaz. Palestra, brindes e…

2 semanas ago

Sophos é líder no Quadrante Mágico da Gartner pela 16ª vez e reforça a excelência do Smart SOC da VIVA

Sophos é líder no Gartner 2025 em EPP. Reconhecimento reforça a excelência do Smart SOC…

1 mês ago

Gartner reconhece a Vicarius como referência em gestão preemptiva de exposição e remediação automatizada

Gartner reconhece a Vicarius por liderar a gestão preemptiva de exposição. VIVA representa a solução…

2 meses ago

Dark Web: o que é, riscos e como se proteger em cibersegurança

Quando você pensa sobre o que é Dark Web, a primeira imagem que vem à…

2 meses ago

Dados da sua empresa à venda? Aprenda a detectar rastros na Dark Web

Detecte dados da sua empresa na Dark Web com dicas práticas e blindagem da VIVA…

3 meses ago

SOC vs. SIEM: por que SOC é o futuro da segurança cibernética

SOC vs. SIEM: descubra por que o futuro da cibersegurança está nos centros de operação,…

4 meses ago