Um em cada cinco brasileiros sofreu pelo menos uma tentativa de ataque de phishing em 2020. A estatística, revelada por novo relatório, coloca o Brasil como líder mundial em golpes dessa categoria, à frente de Portugal, França, Tunísia e Guiana Francesa, que completam a lista dos cinco países com maior índice de usuários alvos de roubo de dados ao longo do ano.
Com o início da pandemia, os ataques de phishing se intensificaram no País. Somente de fevereiro a março – quando começaram as primeiras medidas locais de isolamento –, o número de ameaças contra dispositivos móveis cresceu mais de 120%. Algumas razões estimularam a maior ação dos hackers: o aumento do uso da internet, do acesso aos serviços de internet e mobile banking, aumento das compras online, a adoção em larga escala do trabalho remoto e a ansiedade por informações sobre a pandemia.
Em 2020, muitos dos ataques de phishing abusaram da temática da Covid-19 para roubo de informações como: dados pessoais, credenciais de contas online e, principalmente, senhas bancárias. As manobras usadas pelos cibercriminosos foram desde ofertas de máscaras e álcool gel, a falsas inscrições para programas auxílios sociais, o cadastro do PIX e, mais recentemente, páginas fraudulentas de cadastro para a vacina.
Fonte: Kaspersky
VIVA no Mind The Sec 2025: gestão de vulnerabilidades ágil e eficaz. Palestra, brindes e…
Sophos é líder no Gartner 2025 em EPP. Reconhecimento reforça a excelência do Smart SOC…
Gartner reconhece a Vicarius por liderar a gestão preemptiva de exposição. VIVA representa a solução…
Quando você pensa sobre o que é Dark Web, a primeira imagem que vem à…
Detecte dados da sua empresa na Dark Web com dicas práticas e blindagem da VIVA…
SOC vs. SIEM: descubra por que o futuro da cibersegurança está nos centros de operação,…